Em 30 anos de história, são muitos os avanços tecnológicos que não só revolucionaram o mercado das viaturas elétricas, acelerando a transição para uma mobilidade mais sustentável, como também têm feito da BYD uma marca de referência no mercado. Com um departamento de Desenvolvimento e Inovação independente, a BYD tornou-se na única empresa do mundo a dominar as tecnologias centrais de toda a cadeia de produção das viaturas elétricas. Além da pioneira BYD Blade Battery, a marca também fez história ao desenvolver uma plataforma exclusivamente para veículos elétricos: a e-Platform 3.0.
“A tecnologia impulsiona o progresso. E o design impulsiona a emoção e a beleza.” As palavras de Wolfgang Egger — diretor global de Design da BYD, expressam bem a visão da marca para uma nova era de mobilidade, assumindo como pilares a estética e a inovação tecnológica.
Prova disso é o Centro de Design da BYD, o coração pulsante do design da empresa e responsável pelos futuros designs.
Da discussão de novas ideias aos protótipos, incluindo os estudos ergonómicos, há, para cada um dos modelos automóveis BYD, um processo intenso, pensado e testado por uma equipa de mais de 1000 designers. Provenientes de mais de 10 países em todo o mundo, sonham todos os dias com um novo capítulo para a mobilidade. Como resultado, os prémios acabam por aparecer, como a distinção do design do BYD SEAL, atribuída pelo IF Design Award 2023, Prémio Carro do Ano 2024, Elétrico do Ano e Design do Ano.
Desde a sua origem até aos dias de hoje, contam-se 30 anos de uma história de sucesso que mostra como a inovação pode transformar um setor e contribuir para a sustentabilidade. Acompanhe, passo a passo, o percurso da BYD, a marca que se tornou líder mundial em mobilidade elétrica e que acaba de superar os 10 milhões de veículos elétricos produzidos.
Em fevereiro de 1995, a BYD foi fundada na cidade de Shenzhen, no sul da China, para fabricar baterias de Ni-Cd. O químico Chuan Fu Wang, após anos como investigador e professor universitário e com formação em acumuladores e baterias, foi o responsável. A empresa iniciou com apenas 20 funcionários, mas cedo atingiu o sucesso e a BYD viria a tornar-se no maior produtor de baterias recarregáveis da China. No ano seguinte, começou a produzir baterias de iões de lítio, conquistando assim clientes, como os gigantes Motorola e Nokia.