Quando a bateria está totalmente carregada, o veículo opera de forma completamente elétrica. Por outro lado, quando o estado de carga (“State Of Charge” — SOC) é baixo, o motor a combustão atua para produzir energia que vai “alimentar” o motor elétrico. Apenas em caso de necessidade de potência adicional, o motor a combustão é solicitado automaticamente. Este é um equipamento que promove um consumo de combustível ultra-baixo, maximizando a eficiência da autonomia elétrica. O resultado é uma condução silenciosa, confortável, económica, com uma boa capacidade de resposta e um desempenho de alta potência.
O sistema da tecnologia Super DM foi projetado com foco na eficiência. A grande inovação está no facto do motor de combustão estar permanentemente a produzir energia elétrica. Daí resultam baixos consumos que, dependendo da motorização e versão do veículo, se podem situar entre os 6,4 L/100 km e os 7,4 L/100 km. Esta incrível redução de combustível conseguida num sistema híbrido revela-se, naturalmente, numa condução mais sustentável. Esta tecnologia, já disponível em Portugal no modelo BYD SEAL U DM-i, conta com a impressionante autonomia de até 1080 km, em ciclo WLTP combinado
A tecnologia sustentável Super DM prioriza a energia elétrica, permitindo uma maior eficiência energética e um menor consumo de combustível. Quando o SOC é baixo, o veículo transforma-se num híbrido de consumo ultrabaixo e quando a bateria está totalmente carregada, opera como um 100% elétrico. Além disso, esta tecnologia possibilita um desempenho de alta potência, uma resposta rápida do veículo e uma condução mais silenciosa e confortável.
A tecnologia Super DM é ativada a partir da interação de três importantes componentes integrados.
O sistema Super DM incorpora também um conjunto de tecnologias adicionais, para uma maior comodidade.
Carregamento rápido e conveniente
Em corrente contínua, é possível carregar de 30% a 80% da bateria, em apenas 35 minutos, e a opção de corrente alternada (AC) permite efetuar o carregamento no conforto de casa.
Vehicle to Load (V2L)
Transforma o veículo numa autêntica central de energia, disponível para alimentar uma vasta gama de aparelhos eletrónicos, durante as viagens e até em atividades ao ar livre.
A experiência de condução proporcionada pela tecnologia Super DM oferece três modos de condução distintos.
Modo EV Puro
Típica dos veículos elétricos, é uma condução silenciosa e confortável, com aceleração rápida. Neste modo, o motor a combustão é deixado em standby. Este modo usufruiu da travagem regenerativa, que recolhe energia e aumenta a autonomia.
Modo HEV Série
Quando a carga da bateria está baixa, o motor de combustão interna entra em ação, atuando como um gerador e expandindo a autonomia. Por sua vez, o motor a combustão passa a ter uma função de gerador, carregando a bateria, enquanto as rodas são movidas pelo motor elétrico. Este modo é o ideal para aumentar a autonomia.
Modo HEV Paralelo
Este é o modo que solicita a potência total do veículo. Combina a potência do motor elétrico e do motor de combustão, para uma aceleração rápida e superior, ideal para ultrapassagens ou condução em autoestrada. Numa condução a alta velocidade com baixo SOC, as rodas são acionadas a 100% pelo motor a combustão para maior eficiência, proporcionando a mesma potência, com mais economia.
Por centrar a sua arquitetura numa gestão elétrica inteligente, sintetiza na perfeição a combinação de potência, eficiência e excelência NVH (Ruído, Vibração e Rigidez). Como resultado, os níveis de ruído são minimizados à medida que o veículo desliza, quer seja em ambiente urbano ou em autoestrada.